Coordenador : Heron Abdon Souza
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389523.2199.200439.15022023
Departamento/Setor: MDI
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Diretamente, o público alvo que se beneficiará das atividades desenvolvidas constitui toda a comunidade acadêmica da UFF em Macaé e da Cidade Universitária como um todo.
Local de atuação: Macaé/Rio de Janeiro
Objetivo
Objetivos primários i. Identificar a formação do meio ambiente construído e seus desdobramentos a partir da formação da paisagem edificada e aprimorada na Cidade Universitária; ii. Compreender a visão integrativa do meio ambiente a partir do interesse público coletivo; iii. Estimular o exercício da cidadania ambiental a partir de ações concretas que visem a sadia qualidade de vida do público-alvo beneficiado. Objetivos secundários i. Estimular os alunos a desenvolverem boas práticas protecionistas do meio ambiente; ii. Promover parcerias com órgãos públicos, organizações privadas para a criação de espaços de articulação, formação e capacitação de docentes e discentes, levando, ainda, informação à sociedade civil interessada e que sofre implicações negativas / positivas do ambiente construído; iii. Organizar espaços de debates entre o grupo e voltado à comunidade acadêmica e em geral de modo a socializar o conhecimento adquirido interna e externamente; iv. Oferecer elementos metodológicos e experiência de campo que contribua para uma rigorosa formação acadêmica aos extensionistas envolvidos no projeto.
Resumo
A partir da compreensão de que meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, é um direito humano fundamental, garantido constitucionalmente, e que a categoria paisagem, aqui compreendida como uma área composta por associação distinta de formas, ao mesmo tempo físicas e culturais constituindo um organismo complexo e interdependente de diversos constituintes, se interpenetram, a presente proposta objetiva a consecução de ações e atividades que promovam a sadia qualidade de vida dos extensionistas envolvidos, servidores docentes e técnicos-administrativos e discentes do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé. Desse modo, o projeto tem por proposito cultivar as árvores, plantas e gramas que adornam a UFF em Macaé, mantendo o ambiente institucional harmônico, proporcionando um local de trabalho e estudo integrado com a natureza, estimulando o senso cívico dos membros da comunidade acadêmica, valorizando, cuidando e protegendo as plantas e pássaros com que dividimos o espaço universitário, sendo visto como uma realidade integrada, onde os elementos abióticos, bióticos e antrópicos aparecem associados de tal maneira, que os conjuntos podem ser trabalhados como um modelo de sistema (BOLÓS, 1981). Ressalta-se que a presente proposta é apresentada neste momento quando os serviços de manutenção tem sido prestados de forma reduzida em razão da pandemia do novo corona vírus (Sars-Cov-2), mas pretende-se estimular sua manutenção com apoio dos discentes, na expectativa de estimular o interesse e o respeito pela natureza e pelo meio ambiente.